...

...

Phil Collins atualiza seu estado de saúde "Foram alguns anos difíceis, interessantes e frustrantes"

Publicada em: 22/01/2026 11:19 -

É inegável que Phil Collins teve uma trajetória brilhante na música — desde o sucesso da banda Genesis, da qual foi baterista e vocalista principal (após a saída de Peter Gabriel), até sua carreira solo a partir dos anos 1980, assinando hits como "In the Air Tonight" e "Sussudio".

Ao longo de três décadas, ele venceu oito Grammys, seis Brit Awards, dois Globos de Ouro e um Oscar de Melhor Canção Original por Tarzan (1999). Porém, desde 2007, quando sofreu uma lesão grave na coluna, o artista vem enfrentando subsequentes problemas de mobilidade. Não obstante, Colins também sofre de diabetes e teve um quadro quase fatal de pancreatite nos anos 2010, devido ao seu histórico de alcoolismo. Hoje, os 74 anos, o cantor vive sob cuidados médicos 24 horas por dia, e admite que sente grande frustração com seu estado de saúde.

Em entrevista com Zoe Ball no podcast Eras da BBC, que será lançado na próxima segunda, 26 de janeiro, Collins comentou sobre seus últimos "anos difíceis". Em 2025, ele precisou ser hospitalizado para sua quinta cirurgia no joelho.

"Tenho uma enfermeira para garantir que eu tome meus medicamentos corretamente. Tive problemas com o joelho...", lamenta (via NME). "Tudo o que podia dar errado comigo, deu errado".

Agora, pelo menos, um de seus joelhos "funciona", relata. "Consigo andar, embora com ajuda, sabe, muletas ou algo assim".

Quando à sua luta contra o alcoolismo, Collins recentemente comemorou dois anos de sobriedade. "Foram alguns anos difíceis, interessantes e frustrantes... mas agora está tudo bem", disse.

Nos shows de reunião do Genesis, em 2022, Colins se apresentou sentado em uma cadeira, enquanto seu filho, Nic, assumiu a bateria. "Gostei de terminar a turnê. Sair da estrada... pensei, certo, vou fazer todas aquelas coisas que não pude fazer antes."

Agora, ele diz que gostaria de voltar ao estúdio e "dar uma mexida para ver se tem mais música". "Você tem que começar a fazer para ver se consegue", comenta.

A entrevistadora Zoe Ball escreveu, no Instagram, uma breve homenagem para o artista. "A música de Phil Collins está entrelaçada em nossas vidas; suas canções são como máquinas do tempo, repletas de emoção, drama e alegria. Sou fã desde que descobri o Genesis na adolescência, e o show deles em Wembley, em 1987, continua sendo uma das melhores noites da minha vida", afirmou.

"Tive a sorte de conversar com o Phil algumas vezes ao longo dos anos, mas mergulhar em sua história extraordinária para o podcast Eras e sentar com ele novamente para uma conversa tão especial e íntima sobre música, família e tudo mais é um sonho realizado."

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...